terça-feira, 27 de outubro de 2009

Souza / PB


Sousa é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Mesorregião do Sertão Paraibano. É a principal localidade da microrregião homônima à cidade.
Foi encontrado recentemente (2007) petróleo em seu território, ao serem furados poços em busca de água, mas a sua exploração ainda não começou.
A cidade é conhecida por ter sido morada de dinossauros.
Durante o ciclo das entradas ao sertão, o território que forma o município de Sousa foi domínio da Casa da Torre da Bahia, de Teodósio e Francisco de Oliveira, donos dos vales constituídos pelos rios, Rio do Peixe e Piranhas.
Os Irmãos Oliveira foram os primeiros fazendeiros do município após a devastação da área em 1723. O município fica situado em terras onde eram o Jardim do Rio do Peixe, pertencente a Francisco Dias e posteriormente, a sua mãe, Inácia de Araújo, doadora da sesmaria que ainda hoje constitui o patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios.
A fertilidade do terreno trouxe moradores que se interessaram no cultivo das terras. Assim, desenvolveu-se o povoado que, em 1730, já contava 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda.
Esse fato acabou levando Bento Freire de Sousa, residente na fazenda Jardim, a tomar a iniciativa de organizar um povoado que, entre 1730 e 1732, ergueu a primeira igreja, existente até hoje. Em homenagem ao fundador e primeiro administrador do município, a cidade passa assim a se chamar Sousa.
A localidade possui várias praças de acesso público. Uns de seus maiores destaques são, a festa da padroeira, realizada no mês de setembro e o Sousafolia, grande micareta realizada geralmente no mês de maio, atraindo muitos turistas para a região. A estátua de Frei Damião também é um ponto turístico da cidade. A estátua foi construída pela grande admiração que o frade tinha pela cidade, visitando-a constantemente e sendo querido por toda a população. São muitos os devotos na cidade.
É em Sousa que se encontra o Parque dos Dinossauros
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[6]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Sousa está localizada no sertão semi-árido da Paraíba. Sua população está estimada, segundo uma contagem do IBGE feita em 2007, em 63.783 habitantes, possuindo de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) 45.295 eleitores, o que coresponde ao 6° maior colégio eleitoral da Paraíba, ficando atrás de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Patos, respectivamente.
O Parque dos Dinossauros é um dos maiores sitios arqueológicos, com aproximadamente 21 sitios, de pegadas preservadas do mundo. Foram observadas pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies, a maioria de dinossauros carnívoros. As pegadas variam entre 5 cm e 40 cm. Segundo estudos, grandes partes dos vestígios encontrados eram de dinossauros voadores. Em suas trilhas é possível observar vestígios (pegadas) também de dinossauros herbívoros, como o Iguanodonte mantelli, supostamente de quatro toneladas, e de carnívoros como o Velociraptor, com aproximadamente dois toneladas. As pegadas podem ser observadas em 13 camadas. É fato que, duas pegadas do parque foram roubadas, e foram localizadas, uma em Boston (E.U.A) e a outra a França. Esses animais viveram nessa região à aproximadamente 110 milhões de anos, e o parque foi descoberto pelo geólogo Luciano Jaques de Moraes. Apesar do esforço para manter o parque em perfeitas condições, o incentivo dado por parte dos governos municipal e estadual é assim como o parque, “pré-histórico”, arcaico, obsoleto. O parque assim como seus guias, são mantidos pelos turistas.(L.C.)
Em Sousa há também a estátua do milagre eucarístico. A história conta que no dia 25 de março de 1814 aproximou-se um homem negro na Sagrada Mesa de Comunhão na primitiva Igreja N. Senhora dos Remédios e ao receber a hóstia saiu às pressas despertando a atenção da assembléia religiosa. Acreditava aquele homem que a hóstia seria um talismã para protegê-lo.Após alguns dias, no local onde atualmente está entronizada a imagem do Bom Jesus Eucarístico de Sousa, foi encontrada a Sagrada Partícula e ao seu redor ovelhas e cordeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário